Título: Presidente da empresa pede desculpas ao povo
Autor: Torres, Sérgio
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2011, Vida, p. A24

O presidente da Chevron Brasil Petróleo, George Buck, pediu ontem desculpas ao povo brasileiros pelo vazamento de petróleo no Rio de Janeiro. Ele garantiu que a empresa tomou todas as providencias para preservar a vida das pessoas e do meio ambiente. "Agimos com a maior responsabilidade", disse, durante audiência pública na Câmara.

Segundo o executivo, depois do incidente, a empresa estabeleceu as prioridades de atuação.

"A minha prioridade era proteger as pessoas dentro e entorno da operação, para que ninguém tivesse nenhum ferimento. A minha segunda prioridade foi controlar a mancha na superfície do mar", a firmou Buck.

Documentação. A Chevron entregou ontem ao Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) dados e informações referentes ao plano de emergência para contenção do vazamento de petróleo no Rio.

"A empresa entregou todas informações que requisitamos hoje (ontem), no Rio", disse o presidente do Ibama, Curt Trennepohl.

Se o plano de emergência tiver sido cumprido, conforme estabelece o licenciamento ambiental, a Chevron não será multada, segundo Trennepohl. "Nós estamos cruzando as informações da empresa com os dados da ANP e Marinha", ressaltou.