Título: Óleo residual ainda vaza no Campo de Frade
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/12/2011, Vida, p. A18

Um mês e uma semana após o acidente no Campo de Frade, ainda há vazamento de "óleo residual" na Bacia de Campos, no Rio. Em audiência pública na Câmara Municipal de Macaé, anteontem, o superintendente de Meio Ambiente da Chevron, Luiz Pimenta, não soube dizer quando não haverá mais vazamento, mas informou que o volume é "cada vez menor".

Pimenta disse ser mínima a chance de um novo vazamento e de a mancha chegar às praias. "A Chevron não tem 100% de certeza, mas o risco é remoto." Segundo ele, 382 mil litros de óleo vazaram - o equivalente a 2,4 mil barris. Em nota, a petroleira informou que o óleo sai por fissuras das rochas. "Não há evidência de que o óleo seja originado da fonte do vazamento, fechada desde 13 de novembro", diz o texto.

Para o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, Segen Estefen, se ainda existe óleo vazando, a empresa deveria se certificar de que o reservatório está todo vedado. "O volume deve diminuir até não vazar nada. Talvez tenha de examinar com mais cuidado para ver se não tem outro ponto ligando o reservatório ao fundo do mar."