Título: Lobista atuou em ministério, afirma revista
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/12/2011, Nacional, p. A9

Um ex-dirigente da principal entidade do setor de inspeção veicular ganhou cargo dentro do Ministério das Cidades e teria influenciado na contratação de empresas ligadas à sua ex-associação, informa reportagem da última edição da revista IstoÉ.

A matéria afirma que Gil Pierre Benedito Herck, ex-presidente da Associação Nacional das Empresas de Perícia e Inspeção Veicular (Anpevi), trabalhou pelo menos 90 dias dentro do ministério chefiado por Mário Negromonte sem nomeação.

Segundo a reportagem publicada neste fim de semana, Herck foi escolhido pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, com o aval de Negromonte, para ser assessor especial do órgão. Mesmo antes da publicação de seu nome no Diário Oficial - que aconteceu apenas na última quinta-feira - o empresário ganhou gabinete, secretária, crachá e passou a trabalhar no departamento que dá as regras do trânsito no País.

Já como o novo assessor ao lado, Arcoverde credenciou a Ipiranga Perícias e Vistorias Automotivas Ltda, empresa de José Roberto Martins, membro do conselho da entidade que havia sido presidida por Herck.

A nova credenciada pelo Denatran tem entre os acionistas indiretos Vagner Caovila, atual presidente da Anpevi, e Roberto Mogi, ex-sócio de Herck em outra empresa, a Vistoria Brasil.

Crescimento rápido. A revista afirma que a Vistoria Brasil nasceu há apenas dois anos em São José dos Campos, interior paulista, rapidamente cresceu e já possui 20 filiais em São Paulo e Goiás. Ao receber o cargo no Ministério das Cidades, Herck deixou o negócio e passou suas ações para a Mogi. À revista, o assessor especial afirma que não participa mais da rotina da Vistoria Brasil.

Além do contrato que favoreceu empresas próximas a Herck, o assessor especial do Denatran também teve, no período em que trabalhava sem ter sido nomeado, reuniões para tratar de decisão do ministério sobre o acesso de empresas privadas ao serviço de licenciamento de veículos e também debateu com entidades o aumento do peso permitido nos transporte rodoviário.

Isolado. A nova denúncia deve enfraquecer e isolar ainda mais o ministro do PP. No fim de novembro, o Estado revelou que técnicos do ministério de Mário Negromomente alteraram irregularmente parecer técnico do projeto do sistema de transportes de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014.

Com a mudança, o governo passou a respaldar a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao invés de uma linha rápida de ônibus.

A fraude elevou o custo da obra em R$ 700 milhões para R$ 1,2 bilhão. Contatado, o Ministério das Cidades não respondeu ao Estado até o fechamento desta edição.