Título: Expansão do crédito ganha importância para a retomada
Autor: Nakagawa, Fernado
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/12/2011, Economia, p. B9

Em vez de "moderação da expansão" do mercado de crédito, o Banco Central observa agora na economia brasileira uma "expansão moderada" dos financiamentos. Mais do que um sutil jogo de troca de palavras, incluído no texto da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada ontem, o BC sinaliza a importância que a expansão do crédito terá daqui para frente para a retomada do crescimento da economia.

A aposta é de que a aceleração do crescimento virá pelo "canal" do crédito. O novo cenário traçado pelo BC vem em linha com o início do desmonte das medidas macroprudenciais (que visavam a moderar o crescimento do crédito) e do pacote de estímulo à retomada do crescimento. Os dois movimentos, realizados nas últimas semanas, foram justamente focados na necessidade que o governo identificou de reforço no crédito para estimular os investimentos e o consumo nesse momento de piora da crise internacional.

O governo avalia que a desaceleração do ritmo da atividade econômica, constatada com maior clareza depois do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano, se deu via crédito. E agora se espera que a reversão ocorra também por esse canal. Por isso, outras medidas de reforço do crédito, como o fortalecimento dos bancos públicos, serão adotadas em breve.