Título: Mensalidade escolar é vilã dos preços no 1º trimestre
Autor: Chiara, Márcia de
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/12/2011, Economia, p. B3

Uma fatia expressiva da inflação de serviços, que deve ser o grande fator de pressão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2012, vai ser sentida no primeiro trimestre de 2012. Neste ano, quase a metade da alta de 8,9% projetada para a inflação dos serviços ocorreu no primeiro trimestre.

Em 2012, a perspectiva é que os preços dos serviços subam 3% entre janeiro e março, para uma inflação de serviços estimada em 7,9% para o ano, segundo a economista Silvia Matos, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

"O primeiro trimestre é determinante para a inflação de serviços", diz Silvia, ressaltando que nesse período estão concentrados reajustes das mensalidades escolares. Várias escolas já sinalizaram reajustes para o ano que vem de quase 20%.

Outro serviço cujo preço continua pressionado é o aluguel. Pesquisa do Secovi-SP, realizada na cidade de São Paulo com cerca de 400 imobiliárias, revela que, em 12 meses até outubro, os aluguéis residenciais de novos contratos subiram 19,66%. Essa foi a maior variação registrada em 12 meses desde 2005, quando a pesquisa começou a ser feita.

De setembro para outubro, a alta foi de 2,2%, em média. As maiores variações ocorreram nos imóveis menores, de 1 dormitório (3%) e 2 dormitórios (2,5%), que têm forte procura, afirma Hilton Pecorari Baptista, diretor de locação residencial do Secovi-SP.

Ele destaca que a tendência é de que os preços dos aluguéis novos continuem elevados, porém com diferença menor em relação à inflação. O IGP-M, da FGV, que indexa cerca de 70% dos contratos antigos de aluguéis, acumulou alta de 6,95% em 12 meses até outubro. / M.C.