Título: Passo mais alinhado ao do governo
Autor: Torres, Sergio ; Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/01/2012, Economia, p. B1

A Petrobrás vai inaugurar, em três semanas, um novo modelo de gestão, com estilo idêntico ao que marca a presidência de Dilma Rousseff. Graça Foster não se esforçará para contemporizar. De seu cargo para baixo, ela vai mandar. E quem tem juízo, tratará de obedecer. Para posições acima, deverá se reportar diretamente à presidente Dilma Rousseff e, nesse caso, as relações com o Planalto tendem a ser bem mais fáceis do que foram com o presidente José Sergio Gabrielli.

Gabrielli ingressou na Petrobrás pelo caminho do PT, levado pelo então presidente José Eduardo Dutra para a diretoria financeira. A indicação foi muito criticada por analistas financeiros. Gabrielli tinha origem acadêmica e nenhuma experiência de mercado. Mas, ganhou a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o colocou no lugar de Dutra, quando ele teve de se afastar do cargo, dois anos depois.

Dilma, então ministra de Minas e Energia, não conseguiu manter com Gabrielli a mesma ascendência que tinha com Dutra. Mesmo depois de passar à Casa Civil, também em 2005, permaneceu no comando do conselho de administração da Petrobrás, a instância maior das decisões estratégicas da empresa, e manteve com Gabrielli uma relação muitas vezes ruidosa.

O apreço de Lula por Gabrielli o manteve no cargo depois da eleição de Dilma à presidência. Ela não deixou de atender a um pedido explícito do antecessor. Mas era notória sua vontade de impor o próprio estilo na estatal. O nome da aliada Graça Foster não foi surpresa nem mesmo para os estagiários da Petrobrás. A empresa vai passar a refletir integralmente a mão forte de Dilma, por meio de Graça.

O fato de a estatal caminhar, a partir do dia 10 de fevereiro, a passos com ritmo totalmente alinhado aos do governo não preocupa tanto o mercado a ponto de causar sobressaltos imediatos. Tudo vai depender de como o próprio governo vai orientar as próximas decisões da estatal, especialmente a forma como a empresa vai transformar em resultados financeiros as expectativas de aumento de produção com o pré-sal.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 24/01/2012 06:21