Título: UE pede a credores da Grécia que reduzam exigências
Autor: Kuntz, Rolf
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2012, Economia, p. B9

Pressionados pela União Europeia, os credores da Grécia, representados pelo Instituto Internacional de Finanças (IIF), devem recuar na "proposta máxima" e aceitar reduzir suas exigências. A informação foi veiculada ontem pela imprensa grega.

Segundo o jornal "Ethnos", Charles Dallara, diretor-geral do IIF, que voltou a Atenas para prosseguir com as negociações, proporia que a dívida do país, hoje em € 350 bilhões, fosse cortada por meio da troca de obrigações, sendo que as novas teriam juros médios de 3,75% - e não mais 4%, como na proposta anterior. O desconto negociado oscila entre 50% e 70%. O jornal não citou a fonte das informações.

O presidente do grupo de ministros da zona do euro (Eurogrupo), Jean-Claude Juncker, disse que os países do bloco monetário deveriam estudar a possibilidade de perdoar a dívida da Grécia, segundo o jornal austríaco "Der Standard". Quando um acordo entre o governo grego e os credores privados for fechado, "o setor público terá de pensar se não oferecerá ajuda", afirmou Juncker, segundo a publicação.

Antes de voltar à Grécia, Dallara e o consultor do BNP Paribas, Jean Lemierre, que participa das negociações pelos credores privados, se reuniram em Paris. O comitê dos credores privados está fazendo um esforço para conseguir progredir no assunto. "Claramente essa é uma reunião bastante importante para atualização dos últimos acontecimentos e para determinar os próximos passos", disse a fonte. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

--------------------------------------------------------------------------------