Título: CVM julga diretores de finanças da Petrobrás
Autor: Bresciani, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2012, Economia, p. B9

Os três últimos diretores financeiros da Petrobrás serão julgados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 28 de fevereiro.

Almir Barbassa (atual diretor), o atual presidente José Sérgio Gabrielli (diretor de 2003 a 2005) e João Pinheiro Nogueira Batista (2001-2002) são acusados em um processo que já resultou no pagamento de R$ 250 mil em acordos realizados com ABN Amro Asset Management, BNP Paribas Asset Management e alguns de seus diretores.

De acordo com a pauta de julgamento divulgada ontem no site da autarquia, o objetivo do processo é "apurar eventual ocorrência de irregularidades em negócios realizados no mercado de futuros da BM&F".

Os negócios foram realizados pelo fundo BB Milênio 6, do Banco do Brasil, que tinha como único cotista um investidor identificado pela CVM somente como "companhia aberta".

Os únicos executivos de companhia aberta acusados no processo são os três últimos diretores financeiros da estatal, todos defendidos pelo mesmo escritório de advocacia.

Além deles, também serão julgados Arnaldo José Valler e a BB Gestão de Recursos DTVM, ambos defendidos pelo mesmo advogado.

Dois fundos. De acordo com a investigação, foram criados outros dois fundos para aplicação de recursos exclusivos do BB Milênio: o fundo Marte, no BNP Paribas; e o fundo Vênus, no ABN.

Ficou apurado ainda que, a partir de 2003, o cotista único do BB Milênio 6 passou a operar diretamente parte da carteira dos fundos Marte e Vênus, no que tange às posições detidas em contratos de dólar futuro.

Na primeira fase da investigação, um dos diretores do cotista chegou a admitir o uso dos fundos para realizar algumas operações nos mercados de juros e, principalmente, dólar.

Em parecer de 2010, a CVM concluiu que havia "um conjunto probatório forte o suficiente para entender que houve ingerência direta do cotista na gestão da carteira dos dois fundos".

Para firmar um termo de compromisso com a CVM, em julho de 2010, os responsáveis pela gestão dos fundos Marte e Vênus "admitiram, expressamente, que tinham ciência a respeito de tal intervenção", diz o parecer.

Entre os acusados por falta de diligência que firmaram acordo com a autarquia no processo estavam Luciane Ribeiro, diretora responsável à época pela administração de carteiras da ABN Amro Asset, o diretor do ABN Luiz Maia e Marcelo Giufrida, diretor responsável pelas carteiras da BNP Paribas Asset Management e ex-Anbima.

Siga o @EstadaoEconomia no Twitter + ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

08:29 Mineradora NMDC avalia compra de ... 08:22 Confiança do investidor melhora na zona ... 07:54 Prazo final para resgate não ... 07:52 Preços dos imóveis no Reino Unido sobem ... 07:51 Economia do Japão é afetada por iene forte ... 07:34 Partidos gregos têm nesta 2a prazo ... 07:33 Bolsas da Ásia fecham em alta por EUA, ... 23:31 Por dentro de uma Plataforma 23:00 Governo faz 1º leilão de aeroportos ... 23:00 Nível de ocupação alto eleva ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via redução...02 Petrobrás descobre petróleo e gás na Amazônia...03 Sistema de pagamentos da Redecard falha em...04 Obama pede ao Congresso dos EUA que...05 Preço de imóvel em SP e Rio...06 No Brasil, até o troféu do Grammy...07 Justiça mantém leilão de aeroportos para o...08 Pelo menos 11 propostas foram entregues para...09 Espanhóis pioram currículo para concorrer a empregos...10 Montadoras aceitam negociar mudança no acordo automotivo...01 O custo humano embutido num iPad 02 Vale recebe título de pior empresa do mundo 03 Foxconn se desculpa por declarações de executivo 04 Brasil tem menos de 1% de domicílios na classe E 05 9º dígito para celular de SP passará a vigorar em julho 06 Restrição às sacolas em SP já resulta em demissões 07 Ligações entre celulares e fixos ficarão mais baratas 08 Petrobrás confirma Graça para a presidência 09 Insatisfação com a Petrobrás levou a indicação de Graça 10 Apple passa Samsung em venda mundial de smartphone