Título: Marta fica com a vice-presidência do Senado
Autor: Zanchetta, Diego ; Burgarelli, Rodrigo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2012, Nacional, p. A10

Preocupada com a campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo, a bancada do PT revisou o acordo celebrado há um ano para manter a senadora Marta Suplicy (SP) no cargo de vice-presidente do Senado. Os petistas temem pela ausência de Marta na campanha. As articulações para manter a senadora no posto envolveram a cúpula petista e o ex-presidente Lula.

O acordo revogado estabelecia um rodízio pelo qual o senador José Pimentel (PT-CE) assumiria a cadeira de Marta neste ano, empurrando-a para um lugar de coadjuvante no Senado. Mas depois de renunciar à candidatura em favor de Haddad, e descartada para assumir um ministério, a direção do PT foi obrigada a rever o pacto para não correr o risco de que, "no sereno", a senadora recusasse o papel de cabo eleitoral do ex-ministro.

"Eu vou participar da campanha, mas é uma cobrança que não é correta agora", declarou Marta, lembrando que a corrida eleitoral ainda não começou oficialmente. Ela negou que tenha negociado a sua participação na campanha de Haddad em troca da vice-presidência do Senado. "Nunca pensei em negociar (o cargo), sempre fui um soldado do partido", defendeu-se.

"Não há condição nem imposição nem dúvida nenhuma" de que Marta estará na campanha de Haddad, afirmou o presidente do PT, Rui Falcão.

Um integrante da bancada admitiu ao Estado que Lula temia o "tensionamento" dos ânimos no Senado e o afastamento de Marta da campanha.

--------------------------------------------------------------------------------