Título: País relata hoje o combate a esses males em Londres
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2012, Vida, p. A14

Representantes de países, da indústria farmacêutica, cientistas e organizações sociais se reúnem hoje em Londres para discutir políticas de combate a doenças negligenciadas no mundo.

A maior preocupação dos participantes é encontrar fórmulas para evitar a redução de doações aos países necessitados num momento de crise mundial.

"A suspensão de doações significa retrocesso num curto espaço de tempo dos avanços conquistados até agora", afirma o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

No encontro, o Brasil relata a experiência de combate às doenças no Programa Brasil sem Miséria. Barbosa descarta a possibilidade de criação de um fundo mundial específico para doenças negligenciadas. "É preciso criar uma estrutura e nisso vai dinheiro. E o que mais se quer evitar atualmente é desperdício de recursos em ações burocráticas."

A esquistossomose e as helmintíases (que incluem lombriga, amarelão e tênia) são causadas por parasitas - geralmente ingeridos com alimentos contaminados. O tracoma, que afeta os olhos, é causado pela bactéria Chlamydia trachomatis, a mesma da DST clamídia. / L.F.