Título: Banco do Brasil faz dança das cadeiras em 13 diretorias
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2012, Economia, p. B5

Comunicado diz que as mudanças se devem a uma diretoria vaga em SP e à aposentadoria de quatro diretores

O Banco do Brasil anunciou ontem à noite uma grande mudança na direção: a troca de 13 diretores. Em comunicado, a instituição disse que "as mudanças são naturais e decorrem da aposentadoria de quatro diretores e da necessidade de preenchimento da diretoria de distribuição São Paulo, que estava vaga". A instituição rechaça a hipótese de problemas na gestão ou influência política na troca.

A diretoria executiva do BB é dividida em 40 áreas, além dos nove vice-presidentes e o presidente. "Além do preenchimento dos cargos vagos, o BB promoveu o rodízio de diretores, buscando a formação multidisciplinar de seus executivos", diz a nota. Entre os diretores que foram trocados, estão os das áreas de micro e pequenas empresas, de reestruturação de ativos, comercial, gestão de pessoas, agronegócios, marketing e comunicação, gestão de riscos, finanças, crédito, mercado de capitais, private banking, controladoria e distribuição São Paulo.

O antigo ocupante da diretoria de distribuição São Paulo, Dan Conrado, foi promovido a vice-presidente de Varejo e Distribuição no fim de dezembro. Para o lugar dele foi indicado Walter Maliene Junior, que era diretor de Crédito. Os quatro diretores que se aposentaram foram Armando Medeiros (Marketing e Comunicação), Amauri Niehues (Gestão de Pessoas), Renato Donatello (Controladoria) e Paulo Roberto Evangelista (Gestão de Risco). Pelas regras do banco, é necessário ter no mínimo 50 anos e 30 anos de contribuição para a Previ, fundo de pensão dos funcionários do BB.

Adriano Meira Ricci (Reestruturação de Ativos), Antonio Maurício Maurano (Comercial), Carlos Alberto de Araújo Netto (Gestão de Pessoas), Clênio Sevério Teribele (Agronegócios) e Hayton Jurema da Rocha (Marketing e Comunicação) foram promovidos à diretoria executiva.

Outros sete integrantes da diretoria executiva mudaram de área: Adilson do Nascimento Anísio, Ives Cezar Fulber, José Maurício Pereira Coelho, Márcio Hamilton Ferreira, Osvaldo Cervi, Rogério Fernando Lot e Sandro Kohler Marcondes.

Demissão. A mudança na diretoria do BB começou em 27 de dezembro de 2011, quando o então vice-presidente de atacado, negócios internacionais e private bank do BB, Allan Simões Toledo, foi demitido pelo conselho de administração após solicitação feita pelo presidente do banco, Aldemir Bendine.

Toledo teria sido demitido por adotar posições frontalmente contrárias às de Bendine e da maioria dos diretores. Além disso, teria explicitado preocupação com as avaliações de risco da diretoria em grandes operações.

Por isso, teria sido isolado pelo presidente do banco e por um conjunto de diretores. E estes teriam se queixado do comportamento de Toledo ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Oficialmente, o BB informou que a saída de Toledo foi um "ato de gestão do conselho de administração". Tanto a saída de Toledo quanto o rodízio anunciado ontem foram aprovadas por Barbosa, presidente do conselho.