Título: Conselho de Aeroportos ataca forma de concessão
Autor: Pereira, Renee
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2012, Economia, p. B1

O Conselho Internacional de Aeroportos diz que, se as obras de aeroportos para a Copa do Mundo não terminarem no prazo e se transformarem em "rotundos fracassos", a culpa não será dos operadores privados, e sim do governo e da forma pela qual organizou a privatização dos terminais.

A entidade que reúne mais de mil aeroportos pelo mundo não disfarça que o modelo adotado pelo Brasil pode ter consequências negativas. Em documento interno preparado ainda em dezembro para investidores, a entidade com sede no Canadá não poupou críticas ao processo que acabou prevalecendo no Brasil e ataca abertamente a Infraero.

Para o Conselho, os problemas vêm do governo anterior. "O presidente anterior (Luiz Inácio Lula da Silva) não foi adequadamente receptivo à necessidade de melhorar a infraestrutura crítica dos aeroportos antes dos eventos esportivos de 2014 e 2016", acusou a entidade.

Segundo o Conselho, houve mais avanço nos planos de investimentos em 2011 que nos três anos anteriores.

A entidade também aponta o envolvimento da Infraero como outro problema. A Infraero é classificada como uma agência "com laços firmes com os militares, e o Conselho diz que, mesmo com a privatização, "o poder e a influência serão retidos por uma entidade que está em conflito com os princípios do mercado". /J.C.