Título: Recursos do leilão vão para infraestrutura
Autor: Pereira, Renee
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2012, Economia, p. B1

Apesar de o valor dos leilões dos Aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos ter superado as expectativas, a decisão do governo é de que todos os recursos, R$ 24,5 bilhões, serão usados exclusivamente em investimentos de infraestrutura aeroportuária.

Uma fonte afirma que a decisão, apesar do alto ágio conseguido nos leilões, é de não destinar o dinheiro para pagamento de juros da dívida. "O acordado é não fazer superávit primário com esses recursos."

Segundo essa fonte, os três aeroportos privatizados ontem são os mais rentáveis e, por isso, a Infraero perderá uma fonte importante dos recursos que hoje são aplicados também em aeroportos sem rentabilidade. No modelo atual, os aeroportos lucrativos subsidiam aqueles menos rentáveis.

O dinheiro das concessões, no entanto, terá impacto fiscal à medida que for entrando para os cofres do governo. Apesar de serem destinados ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), os recursos são contabilizados como receitas primárias. À medida que forem gastos, serão contabilizados como despesas primárias. O dinheiro começará a ser arrecadado a partir de 2013.