Título: Novo terminal de Cumbica já opera hoje
Autor: Pereira, Renee
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2012, Economia, p. B1

Webjet é a primeira empresa a operar em nova área; Gol também vai para lá após o carnaval

Com capacidade para 5,5 milhões de passageiros por ano, o Terminal 4 - Remoto do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, será inaugurado hoje com voos da Webjet. A partida inaugural estava prevista para as 3h55, com destino ao Recife. Mas a empresa não será a única que está de mudança para o novo espaço: depois de muita pressão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Gol vai transferir todas as suas operações domésticas para o Terminal 4 ainda este mês, depois do carnaval.

Fontes do setor comentam que a mudança da Gol custou caro para a Infraero. Relutante com o nível de infraestrutura que seria oferecido no Terminal 4, a empresa fez uma série de exigências à estatal antes de aceitar levar suas 170 operações domésticas diárias para um terminal remoto, a 2 km de distância do aeroporto, no meio do Terminal de Cargas.

Uma delas vai ser prontamente atendida: levar todas as operações internacionais da Gol - cerca de 30 voos por dia - para a Asa A do Terminal 1 de Cumbica. O objetivo é ficar mais o mais perto possível do Terminal 4 e facilitar o trânsito de funcionários e passageiros em conexão, que será feito por meio de micro-ônibus. Uma outra exigência seria o desconto em algumas tarifas aeroportuárias cobradas pela estatal para as operações em Cumbica - isso a Infraero não garantiu à Gol.

A insistência da Infraero em levar uma companhia de peso para o Terminal 4 era para não deixá-lo ocioso. Com apenas 10 destinos, 49 voos por dia e uma movimentação anual de 240 mil passageiros em Cumbica, a Webjet sozinha não preenche o espaço de 12 mil m² do novo terminal, tampouco tira o antigo do aperto.

O Terminal 4 está sendo inaugurado com quase dois meses de atraso. No começo de dezembro, um pedaço do teto desabou durante a construção. O acidente deixou dois funcionários feridos e postergou a data de entrega.

A obra da empreiteira Delta foi contratada em caráter emergencial em julho de 2011 pelo valor de R$ 86 milhões. A Justiça Federal questionou o processo de licitação da Delta - uma das líderes em contratos com o governo federal - e chegou a embargar a obra em setembro, mas a liminar foi cassada dois dias depois.