Título: Crise ainda ameaça bancos, diz Bernanke
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2012, Economia, p. B7

Os bancos dos Estados Unidos "fizeram progresso" e reduziram sua exposição à instabilidade da Europa, mas uma crise na região ainda pode ameaçar o sistema financeiro americano, disse o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, em audiência no Comitê de Orçamento do Senado.

"Achamos que os bancos fizeram progresso no distanciamento dos problemas com as dívidas soberanas e bancárias da Europa", disse Bernanke. Ele ressaltou que pode ser "difícil pedir aos bancos que eliminem completamente a exposição" à região e que uma crise europeia poderia ter um "impacto poderoso sobre o nosso sistema financeiro".

Bernanke afirmou ainda que há partes da Europa que "certamente" estão em recessão, mas ressaltou que ainda não está claro se a economia de toda a região vai encolher. Ele disse aos congressistas que os países mais frágeis da União Europeia, como a Grécia, estão entre as nações que passam por uma recessão econômica e que uma contração severa no bloco afetará os EUA.

O presidente do Fed também afirmou que a taxa de desemprego dos EUA, atualmente em 8,3%, mostra um quadro melhor do que o verdadeiro a respeito do mercado de trabalho americano porque muitas pessoas anteciparam a aposentadoria, pararam de procurar emprego ou encontram vagas para serviços de meio período.

Bernanke afirmou que a taxa média de desemprego do país no longo prazo sofreu um "aumento modesto" e isso causou preocupação nas autoridades do Fed. Ele disse ainda que a recuperação econômica dos EUA está sendo puxada pelo setor de manufatura. / DOW JONES NEWSWIRES