Título: Dilma ignora festa da virada em Aratu
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/01/2012, Nacional, p. A6

Reclusa, presidente não foi aos festejos de ano novo montados na praia para moradores da base naval, onde descansa

Apesar da grande festa de réveillon montada para os moradores da Base Naval de Aratu, na Praia de Inema, em Salvador, com toldos perto do mar, sistemas de som e de iluminação especiais, a presidente Dilma Rousseff - que descansa no local desde a última segunda-feira - optou por passar a virada de ano reservadamente.

A presidente preferiu ficar reclusa na casa do comando da base, onde está hospedada com seus convidados, entre eles parentes próximos como a filha Paula, o neto Gabriel e a mãe, Dilma Jane. Cumprindo a rotina adotada desde a chegada ao local, Dilma não quis aproveitar o dia ensolarado na praia, ficando longe das lentes de fotógrafos e cinegrafistas que aguardam uma aparição da presidente na faixa de areia - único ponto visível da base a partir do acesso mais próximo a civis, um píer da prefeitura instalado na praia vizinha de São Tomé de Paripe.

Enquanto a Praia de Inema, de acesso restrito aos militares, passou o dia praticamente deserta, a de São Tomé de Paripe, separada da primeira pelo muro que delimita a base naval, ficou lotada de moradores da região. A unidade da Marinha está localizada em uma área pobre da cidade, conhecida como Subúrbio Ferroviário.

Para facilitar a circulação no local, agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) interditaram a entrada de veículos no acesso mais próximo à entrada da base, que sofreu com congestionamento de pedestres.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 02/01/2012