Título: Terminal 4 é reprovado na esrtréia
Autor: Costa, Nataly
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2012, Economia, p. B4

Passageiros reclamaram da distância e da falta de restaurantes no novo terminal de Guarulhos

Ligeiramente incompleto, mas com todos os serviços essenciais em funcionamento, o Terminal 4 do Aeroporto de Guarulhos, em Cumbica (SP), foi inaugurado ontem pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A distância de dois quilômetros para os outros terminais e a fila da única lanchonete em operação receberam críticas.

A área de 12 mil metros quadrados tem uma cobertura de alumínio que, segundo a construtora Delta, é "térmica, antichamas e acústica" ao mesmo tempo. Talvez pela espessura fina do alumínio ou pelo calor que fazia em São Paulo, o ar-condicionado parecia insuficiente.

Também não demorou para as cadeiras do saguão ficarem lotadas. O dois bolsões de estacionamento em frente do novo terminal, em compensação, tinham vagas de sobra.

Só uma lanchonete funciona no terminal. Ontem, havia filas e o atendimento engatinhava. A praça de alimentação vai ficar no mezanino, mas as 11 lojas - uma cervejaria, uma de chocolates e outros restaurantes - estão em processo final de licitação. A promessa da Infraero é de que entrem em funcionamento nos próximos 30 dias.

"Como inauguram um lugar que não tem nem onde comer direito? Isso é coisa inacabada. Pode ser que fique bom no futuro, mas agora não está, não", disse a aposentada carioca Maria Zélia de Holanda, de 70 anos.

Maria Zélia e as amigas desembarcaram de um cruzeiro no Porto de Santos e seguiram para Guarulhos, de onde partiria o voo de volta para o Rio. Desmotivadas com a fila e os poucos pães de queijo da lanchonete do Terminal 4, as aposentadas embarcaram no ônibus circular da Infraero em busca de um restaurante melhor nos outros terminais.

Os ônibus partem de 10 em 10 minutos dos terminais 1, 2 e 4 e circulam 24 horas. Ontem, transportaram passageiros perdidos da Webjet. A maioria não acertou de primeira chegar ao Terminal 4. "Não prestei atenção nas placas e fui para o aeroporto principal. Lá, até pedir informações e descobrir de onde saíam os ônibus, levei um tempão", contou o analista de sistemas Adalberto Medeiros, de 39 anos.

A sinalização não é um problema. Avisos luminosos da Infraero estão dispostos ao longo da Rodovia Hélio Smidt, chamando a atenção dos passageiros da Webjet para o embarque no Terminal 4. Nos terminais 1 e 2, funcionários da companhia prestam assistência.

Terminal 5. Uma ampliação do Terminal 4 - que fica no antigo galpão de cargas da Vasp - para o galpão anexo, da Transbrasil, já está sendo chamada de "Terminal 5" pela Infraero. "A rigor, não é mais nossa obrigação fazê-lo, e sim do concessionário. Mas, como sócios, vamos opinar a favor", afirma o presidente da estatal, Gustavo do Vale.

Em fase de terraplanagem, o Terminal 3 ficará operacional e com 40% da capacidade - 8 milhões de passageiros - até a Copa, diz a Infraero.