Título: Chávez estaria com metástase óssea, diz jornal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2012, Internacional, p. A12

Segundo o Wall Street Journal, serviço secreto europeu acredita que líder venezuelano teria poucos meses de vida

Documentos de serviços de inteligência obtidos pelo Wall Street Journal indicam que o câncer do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teria se espalhado para os ossos e seria mais agressivo do que o admitido oficialmente. Com base nos relatos de pessoas próximas da equipe médica do líder bolivariano, essas agências já trabalham com a hipótese de ele não estar saudável o suficiente para disputar as eleições de outubro.

No final de semana, em evento no qual lançou oficialmente sua campanha pela reeleição, o presidente venezuelano mais uma vez desmentiu os rumores sobre sua saúde. "Algumas pessoas continuam dizendo que estou morrendo, mas é o que elas querem que aconteça", disse.

Um relatório de uma agência de inteligência europeia, ao qual o Wall Street Journal teve acesso, diz que exames médicos mostram um crescimento claro e significativo de células cancerígenas na medula óssea do paciente. Ainda de acordo com o relatório, as supostas complicações seriam motivadas por dois tumores, na próstata e no cólon, negligenciados por muito tempo, e, por isso, a doença estaria se espalhando com rapidez.

Um membro do governo americano disse ao Wall Street Journal ter tido acesso a informações que garantem que o líder venezuelano teria até seis meses de vida. Mas, segundo outro funcionário, a Casa Branca está no escuro sobre o tema. "Simplesmente não sabemos", afirmou.

O presidente venezuelano passou por uma cirurgia em Cuba, em junho, para remover um tumor pélvico. Após três sessões de quimioterapia, ele se disse curado.

As apostas de serviços secretos na morte de líderes doentes nem sempre são acertadas. Em 2006, o então subsecretário de Estado americano, John Negroponte, garantiu que o líder cubano Fidel Castro tinha apenas meses de vida. Ele está vivo até hoje.