Título: Uma chancela de qualidade do produto brasileiro
Autor: Froufe, Célia
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2012, Economia, p. B3

A aprovação pelos Estados Unidos para a exportação de carne suína brasileira, anunciada ontem pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, finaliza um longo processo de habilitação das nossas vendas para aquele mercado. Tal aprovação foi iniciada em 2007, com a obtenção pelo Estado de Santa Catarina do status sanitário máximo de livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A aprovação pelos EUA valoriza ainda mais esse aspecto neste momento em que o vizinho Paraguai apresenta sinais claros de descontrole sanitário, permitindo outro foco da doença poucos meses após o primeiro, que poderia ser visto como um acidente.

Não estimamos exportar grandes volumes para os EUA, pois o setor local é bastante competitivo e o nosso produto sofre as consequências do real valorizado. Acreditamos, porém, poder exportar alguns cortes, como costelinha e bacon, que naquele país são bastante apreciados. Mais relevante que grandes volumes é poder incluir o mercado norte-americano entre nossos destinos, complementando importante pauta de exportação.

Sem dúvida, a aprovação representa uma chancela da qualidade do produto do Brasil e, acreditamos, terá repercussão em outros mercados ainda fechados para nós.

Iniciamos 2012 em grande estilo, após sofrermos as agruras de ainda termos as exportações concentradas em poucos mercados. Vamos agora trabalhar para terminar o ano com os mercados de Japão, Coreia e União Europeia abertos, concluindo a etapa de aberturas sanitárias para a carne suína e colocando a terceira carne em pé de igualdade com as carne de aves e bovina.