Título: Orçamento da UEG é baixo e estrutura, deficiente
Autor: Saldaña, Paulo
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2012, Vida, p. A24

Apesar de ter 42 unidades, o orçamento do último ano da Universidade Estadual de Goiás (UEG) girou em torno de R$ 140 milhões. A Federal de Goiás, por exemplo, tem dois câmpus e orçamento de R$ 500 milhões.

A estrutura da universidade é deficiente. Nenhum câmpus tem restaurante nem moradia estudantil. Não existem livros em bibliotecas e há unidades improvisadas em escolas. "A condição é péssima, o reitor já podia ter se afastado", defende a estudante Cléa da Silva, de 50 anos.

A opinião de Cléa não é unanimidade. Ao contrário do que ocorre na maioria das universidades, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) apoia o reitor. "Privamos pela autonomia universitária. Achamos as denúncias sérias, mas o governo não pode intervir dessa forma", diz Frank Boniek, de 27 anos, do DCE.

O argumento de Boniek é que a raiz dos problemas da UEG é a falta da autonomia, principalmente financeira. Além do baixo repasse, o governo é criticado por ter editado por conta própria o regulamento da UEG, criado e nomeado cargos. / P.S.