Título: Vatiano divulga data de viagem do papa a Cuba
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/01/2012, Vida, p. A14

O Vaticano confirmou ontem o roteiro da visita do papa Bento XVI ao México e a Cuba no mês de março. Será a segunda visita do pontífice à América Latina (ele esteve no Brasil em 2007).

O papa chegará ao México no dia 23 de março. Deverá ser recebido pelo presidente Felipe Calderón na cidade de Leon - ele não irá até a Cidade do México, por causa da altitude elevada da cidade, o que poderia prejudicar a saúde de Bento XVI, que está com 84 anos.

No dia 26, o papa chegará em Santiago de Cuba, segunda maior cidade do país, onde se encontrará com Raúl Castro - a presença de Fidel no encontro ainda não está confirmada. Ele também deve ir até a capital Havana.

Será a segunda visita de um papa à Cuba. João Paulo II esteve no país em 1998, quando se encontrou com Fidel Castro.

Ele deverá conduzir missas nas principais praças das cidades por onde passará. Em Cuba, deverá visitar a estátua da Virgem da Caridade, símbolo religioso local que, segundo a tradição, teria sido encontrado flutuando no mar por pescadores há 400 anos.

A visita indica também uma relação mais amena entre o governo cubano e a Igreja Católica - em conflito por muitos anos desde a revolução de 1959.

No ano passado, o papa esteve na Alemanha, Espanha e África, onde sua passagem foi agraciada pelos fiéis, mas também enfrentou protestos. / AP