Título: Governo Kirchner defende medidas protecionistas
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2012, Economia, p. B5

A secretária de Comércio Exterior da Argentina, Beatriz Paglieri, defendeu a aplicação de medidas protecionistas pelo governo da presidente Cristina Kirchner. "Se estamos em um mundo em crise, temos de tomar conta para que essa crise não chegue até aqui", disse Paglieri ao jornal "Tiempo Argentino".

Segundo ela, é "fundamental" que a Argentina mantenha um saldo positivo no comércio exterior neste ano. A secretária afirmou que a "prioridade" é que o país tenha em 2012 um superávit comercial de pelo menos US$ 10 bilhões. Paglieri destacou que o governo assinou acordos com diversos setores industriais e seus respectivos sindicatos para estimular investimentos para a substituição de importações.

As declarações de Paglieri ocorrem na mesma semana que o governo Kirchner anunciou a Resolução 3252 da Administração Federal de Ingressos Públicos (Afip, a Receita Federal argentina), que determina que todas as empresas que desejem importar produtos deverão apresentar previamente um relatório detalhado ao organismo de arrecadação e outros organismos do governo. / A.P.