Título: Conselho confirma Graça Foster e dois novos diretores
Autor: Valle, Sabrina ; Torres, Sergio
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2012, Economia, p. B6

A indicação pelo governo Dilma Rousseff da engenheira química Maria das Graças Foster para a presidência da Petrobrás foi confirmada ontem pelo conselho de administração da petroleira, reunido em São Paulo. Ela assume já na segunda-feira. Hoje, dá entrevista com os diretores e com o ainda presidente José Sérgio Gabrielli.

Filiada ao PT e amiga da presidente, Graça, como prefere ser chamada, terá dois novos diretores, ambos de sua confiança e sem vinculações partidárias, o que pode ser um indicativo de que sua gestão será prioritariamente técnica.

A escolha de José Miranda Formigli Filho para a Diretoria de Exploração e Produção e de José Alcides Santoro Martins para a Diretoria de Gás e Energia revela a opção de Graça por técnicos, que chegam à cúpula da companhia sem respaldo político-partidário. Ambos são funcionários de carreira da petroleira.

O conselho decidiu ainda criar uma sétima diretoria, a Corporativa e de Serviços. Não foi anunciado quem a comandará. O mercado aponta como mais cotado o geólogo José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobrás, ex-senador e ex-presidente nacional do PT.

A futura Diretoria Corporativa e de Serviços ficará responsável pelas áreas de organização, gestão e governança, recursos humanos, segurança, meio ambiente, eficiência energética e saúde e serviços compartilhados.

Presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o conselho decidiu afastar o engenheiro Guilherme Estrella do comando da Diretoria de Exploração e Produção, tida como uma das mais importantes e a de maior orçamento da Petrobrás. Para seu lugar vai o engenheiro civil José Formigli.

Diferentemente de Estrella, filiado ao PT e no cargo desde o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006), Formigli ascendeu sem militâncias políticas importantes. Desde 2008, ele comanda a estratégica Gerência Executiva de Exploração e Produção do Pré-Sal, criada para desenvolver a produção nos reservatórios gigantes da Bacia de Santos. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Estrella havia pedido para sair.

Para exercer o cargo de diretor de Gás e Energia, em substituição a Graça Foster, o conselho escolheu o engenheiro civil José Alcides Santoro Martins, atual gerente executivo de Operações e Participações em Energia da Diretoria de Gás e Energia.

Nesse caso, valeu a indicação de Graça, com quem o escolhido trabalha. Especialista na área de gás, Santoro Martins é apontado como profissional por quem a nova presidente da Petrobrás nutre extrema confiança.

Formigli estava bem cotado para a diretoria de maior orçamento da Petrobrás desde que a saída de Estrella começou a ser comentada tanto na empresa quanto no Ministério de Minas e Energia. Ele concorria com o gerente executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes) da estatal, Carlos Tadeu da Costa Fraga.

O nome de Formigli, funcionário da Petrobrás há 29 anos, prevaleceu durante a reunião do conselho de administração. Pesou o fato de ser um executivo considerado por Graça e pelo governo como capacitado para enfrentar e superar os desafios apresentados pela exploração e produção do pré-sal.

A escolha de Santoro Martins surpreendeu o mercado. Os mais cotados eram José Lima Neto, presidente da Petrobrás Distribuidora (BR Distribuidora), e Richard Olm, gerente de Logística e Participação de Gás Natural da Petrobrás. / S.V. e S.T.