Título: Não me demitam antes da hora
Autor: Durão, Mariana ; Torres, Sergio
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2012, Economia, p. B4

Em clima de despedida, Gabrielli falou com jornalistas ao lado da futura presidente da Petrobrás, Graça Foster, centro das atenções

Principal atração do encontro de executivos com jornalistas para a análise dos resultados financeiros de 2011, a ainda diretora de Gás e Energia e futura presidente da Petrobrás negou-se a falar sobre como será sua gestão. Graça Foster disse que só na segunda-feira à noite, após a posse, dará entrevista. A seu lado, o presidente José Sergio Gabrielli parecia bem mais descontraído. Nem terno e gravata vestia.

"Rei morto, rainha posta. Não me demitam antes do tempo", pediu ele aos jornalistas que tentavam entrevistar Graça sobre temas relacionados à presidência da companhia.

Gabrielli abriu o evento sorrindo e anunciando: "A partir de terça-feira estarei na gloriosa cidade de Salvador".

Baiano da capital, Gabrielli assumirá um cargo, ainda não definido, no secretariado do governador Jaques Wagner, do PT. Embora não admita, ele pretende disputar em 2014 a eleição para governador.

Nova presidente. Graça Foster evitou os assuntos relacionados à nova administração da Petrobrás, mas falou sobre a necessidade da construção de um quarto terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), por causa da oferta de gás natural no País.

Segundo ela, a Petrobrás cravará em março a primeira estaca do terceiro terminal, que será erguido na Bahia e entrará em produção em maio de 2013. A estatal já estuda locais no Espírito Santo e no Nordeste para o quarto terminal.

Há ainda uma proposta do governo do Rio Grande do Sul, mas o projeto ainda não foi apresentado à Petrobrás. Graça anunciou que a estatal continua a negociar contratos com as distribuidoras de gás com base na paridade com a cesta de óleo combustível, seguindo parâmetro internacional.

Segundo ela, a diretoria de Gás segue de perto os trabalhos da área de exploração e produção para avaliar a disponibilidade de gás. O evento terminou com aplausos, quando o diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, falou sobre sua saída da petroleira.

Ele disse que passará a se dedicar aos canteiros de flores que cultiva em Nova Friburgo, município em que vive na serra fluminense.