Título: Acusação retira ação de abuso contra papa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2012, Vida, p. A15

O advogado de uma vítima de abuso sexual, cometido há décadas por um padre em uma escola para surdos nos EUA, retirou a ação judicial pela qual havia nomeado como réus o papa Bento XVI e dois altos funcionários do Vaticano. A medida foi considerada uma vitória para a Santa Sé, que defendia que o papa não tinha responsabilidade.

O advogado Jeff Anderson havia entrado com o processo no auge dos escândalos de abusos sexuais cometidos por padres na Europa, em 2010. Mas, na sexta-feira, ele apresentou pedido voluntário de retirada da ação.

Anderson alegara que o então cardeal Joseph Ratzinger sabia das denúncias de abuso sexual na escola para surdos St. John's, em Wisconsin, e impediu punições para o acusado - o reverendo Lawrence Murphy, morto em 1998. Murphy foi acusado de abusar de 200 meninos na escola, entre os anos de 1950 e 1974.

O advogado diz ter retirado a ação porque um tribunal federal declarou, na semana passada, a falência da Arquidiocese de Milwaukee. Jeffrey Lena, advogado do Vaticano, disse que Anderson conseguiu uma "desculpa conveniente" para abortar a ação. / AP