Título: Dilma afirma que espera administração eficiente
Autor: Pareira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2012, Economia, p. B1/5
Técnicos do governo dizem que leilão foi importante pois vai suprir a falta de dinheiro da União para investimentos
A presidente Dilma Rousseff foi sucinta ontem ao comentar o que espera dos grupos que arremataram as concessões de Guarulhos, Viracopos e Brasília: eficiência na administração dos aeroportos. "Acabou uma etapa e agora tem de fazer todas as outras. Agora tem de fazer com que isso ocorra, ou seja, administração eficiente dos três aeroportos", afirmou a presidente após a posse do novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Na avaliação de técnicos do governo, a realização do leilão ontem foi importante pois se conseguiu "desempacar" uma ideia, existente desde 2007, para suprir a falta de dinheiro da União para investimentos em infraestruturas.
O bom resultado do leilão pode fazer com que o governo tente acelerar uma nova rodada de licitação, dessa vez repassando para a iniciativa privada os aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ). Mas os técnicos avaliam que essa licitação só deve sair no início do próximo ano.
O resultado da licitação de ontem demonstra, na avaliação dos técnicos, que o modelo desejado pelo governo federal foi bem recebido pela iniciativa privada.
No caso de Brasília, o governo avalia que o elevado ágio (673%) se deve ao fato de o aeroporto estar num ponto privilegiado para a realização de conexões principalmente para as Regiões Norte e Nordeste. Já no de Viracopos, ágio de 159,8%, o preço foi influenciado não só pela possibilidade de construção de um terceiro aeroporto como, principalmente, pelo fato de o "boom" do aeroporto ser recente.