Título: Nos emergentes, vendas cresceram 13,3%
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2012, Negócios, p. B10

Em 2011, a expansão nas vendas da Nestlé nos mercados emergentes foi de 13,3%, contra apenas 4,3% nos países ricos e 3,7% na periferia da Europa, como Grécia, Portugal ou Itália. Entre os Brics, a expansão ficou acima de 11%.

Os planos da empresa não se limitam à expansão de vendas. Em 2012, a Nestlé deverá fazer investimentos de mais de 5 bilhões de francos suíços (US$ 5,4 bilhões) pelo mundo. Mais da metade, porém, irá aos emergentes, na ampliação de fábricas, aquisições e em garantir o acesso a novos consumidores. Esses investimentos de pelo menos US$ 2,5 bilhões ainda incluem um centro de pesquisa na Índia

Além de vendas e investimentos, a Nestlé admite que vem comprando papéis do tesouro dos governos desses mercados emergentes como forma de aplicação de sua liquidez.

No total, a empresa adquiriu mais de US$ 5 bilhões em papéis da dívida soberana de países, parte delas dos Brics.

No Brasil, em 2011, a Nestlé construiu sua 31ª planta industrial, inaugurada em novembro, com investimento de R$ 163 milhões em Três Rios. Outro investimento foi a implantação de uma nova linha para produção do novo achocolatado em pó Alpino em Araras (SP).

Jim Singh, diretor financeiro da empresa, aponta que, no Brasil, ir ao Centro-Oeste e ao Norte são as novas orientações para ganhar novos consumidores. Dez mil pessoas trabalham no País na distribuição dos produtos Nestlé, como autônomos.

Paul Bulcke, presidente da Nestlé, ainda indica que a experiência que a empresa iniciou no Nordeste, reduzindo o tamanho das embalagens e vendendo a preços mais baixos seus produtos para atingir uma nova gama de consumidor começa a ser repetida em outros mercados emergentes, justamente para conseguir novos mercados. / J.C.