Título: Reservas provadas da Petrobrás sobem 2,7%
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2012, Economia, p. B3

Analistas financeiros consideraram o resultado de 2011 pouco significativo

As reservas provadas de óleo e gás da Petrobrás aumentaram 2,7% em 2011 em comparação com 2010, de acordo com os critérios da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O anúncio foi feito pela companhia na noite de anteontem. As reservas somam agora 16,41 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).

Em 2010, com a entrada em produção dos dois primeiros campos gigantes do pré-sal da Bacia de Santos, as reservas aumentaram 7,5%, chegando a 15,986 bilhões de barris. Pelos critérios internacionais da Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM norte-americana), as reservas provadas da Petrobrás são menores. Elas atingiram 12,873 bilhões de boe, aumento de 1% em relação a 2010.

Ações. O relatório de reservas provadas não mexeu com as cotações das ações. Analistas consideram o aumento dentro do esperado ou pouco significativo. Sua consolidação se deu a partir da descoberta de maiores reservas de gás e óleo no pré-sal das bacias de Campos e Santos. O resultado foi ajudado pela declaração, em 30 de dezembro, de comercialidade do prospecto de Guará, no pré-sal de Santos, que virou o campo produtor de Sapinhoá, operado pela Petrobrás (45%) com Repsol e BP.

Para o Deutsche Bank, as reservas vieram dentro do esperado. "Sem surpresas", na expressão da equipe de analistas. O banco destaca que não é prioridade da Petrobrás neste momento aumentar substancialmente as reservas do pré-sal, que serão incorporadas aos poucos.

O desafio maior, segundo o banco, é transformar os imensos recursos da estatal em caixa. Emerson Leite, do Credit Suisse, esperava maior de aumento das reservas. Mas concorda que essa não é uma questão que afete o preço das ações no curto prazo (as ordinárias fecharam em alta ontem de 1,17%).

"O mercado sabe que a Petrobrás é rica em reservas, a questão é com que velocidade isso resultará em geração de caixa, o que está associado ao crescimento da produção", disse Leite.

Outro analista que prefere não se identificar diz que apenas em 2013 a companhia deverá registrar uma curva ascendente em exploração. Do total divulgado pela Petrobrás, 96% das reservas estão no Brasil (15,7 bilhões de boe) e os demais 4%, cerca de 706 milhões de boe, no exterior.

Os especialistas também deram destaque ao alto índice de reposição de reservas da companhia, que ficou em 114% pelo critério internacional.

Analistas do Itaú destacam que outras petroleiras no mundo atingem 100% com dificuldade, mas ressalvam que as reservas ficaram pelo menos 570 milhões de boe abaixo do esperado. "Acreditamos que o mercado esperava uma adição maior de reservas, pelo menos 1bilhão de barris de óleo equivalente." A corretora Concórdia considerou a notícia positiva.

"O aumento do volume de reservas provadas demonstra a continuidade de seus negócios por um prazo bastante elevado (18,5 anos no critério brasileiro e 14,5 no critério internacional)." /COLABOROU ANDRÉ MAGNABOSCO