Título: Metade dos alemães querem que Grécia abandone euro, diz jornal
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2012, Economia, p. B8

Crise faz países cobrarem dívidas históricas; para gregos, Alemanha lhes deve 54 bilhões por ocupação nazista

Longe das salas de negociação, a crise grega reabre velhas feridas na Europa. Ontem, uma sondagem publicada por um jornal alemão revelou que mais da metade da população da Alemanha gostaria de ver a Grécia expulsa da zona do euro.

Já em Atenas, um número importantes de deputados passou, no final da semana passada, uma resolução exigindo que a Alemanha compense o país pelos prejuízos causados nos anos da ocupação nazista da Grécia, há quase 70 anos.

A crise na Grécia tem feito aflorar pela Europa velhas acusações, com a imprensa alemão chegando a mostrar na semana passada a bandeira grega como um ralo por onde o dinheiro dos contribuintes alemães cairia, sem volta. Entre os políticos, muitos hesitam em apoiar uma solução para não passar a ter uma imagem com os eleitores de suave demais em relação à Grécia.

Ontem, em uma pesquisa publicada pelo jornal Bild am Sonntag, 53% dos alemães declararam que seria melhor tirar a Grécia da zona do euro. Esse grupo estima que um retorno à moeda local - o dracma - seria a solução para a crise. Apenas um a cada três alemães indicaram que são favoráveis à manutenção da Grécia no acordo que prevê o uso da moeda comum por 17 países.

A mesma pesquisa mostrou que, para 80% dos alemães, a União Europeia não deveria dar mais um só centavo aos gregos enquanto novas reformas não sejam realizadas.

A Grécia está negociando um novo pacote de ajuda com os demais países europeus, de cerca de 130 bilhões. O entrave tem sido justamente a imposição de novas medidas de austeridade para os gregos, como a redução de salários em até 25%.

A pesquisa de opinião é publicada no momento em que o governo de Angela Merkel tenta encontrar uma saída para a crise grega. Uma das opções debatidas é usar parte dos impostos que alemães pagam para a energia para financiar um plano de resgate grego. Mas, de olho em sua popularidade, a medida poderia acabar minando as chances de seu partido em eleições.

Dívida de guerra. Do lado grego, a crise também gera reações. Na sexta-feira, 28 deputados apresentaram um projeto de lei no Parlamento pedindo que a Alemanha pague compensações para vítimas das atrocidades nazistas e pelos tesouros roubados enquanto os exércitos de Hitler ocuparam Atenas.

No texto, os políticos gregos apontam que uma conferência realizada em Roma em 1942 entre a Alemanha e a Itália estipulou que a Grécia deveria ser invadida e que, durante a ocupação, os gregos deveriam pagar às autoridades alemãs pelos custos da administração do país.

O texto chega a apontar que, pelos cálculos dos parlamentares, a Alemanha deve à Grécia o equivalente a 54 bilhões. Isso sem contar as taxas de juros desde 1942. / J.C.