Título: Gripe aviária: estudos terão análise de risco
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2012, Vida, p. A13

Dois estudos que mostraram como cientistas causaram mutações no H5N1, o vírus da gripe aviária, de modo a ele ser capaz de provocar uma pandemia letal entre humanos apenas será publicado após os riscos serem analisados, afirmou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após uma reunião com especialistas em gripe e autoridades de segurança dos Estados Unidos em Genebra, Gregory Hartl, porta-voz da OMS, divulgou o acordo de se manter trabalhos controversos em segredo até que análises de risco tenham sido feitas.

A reunião foi marcada pela OMS para resolver o impasse entre os cientistas que estudaram as mutações necessárias para que o vírus que afeta aves também infectasse mamíferos e o Conselho de Biossegurança dos Estados Unidos, que queria censurar a publicação da pesquisa.

Especialistas em biossegurança temem que os vírus mutantes criados por pesquisadores holandeses (do Centro Médico Erasmus) e americanos (da Universidade de Wisconsin) escapem ou caiam nas mãos de bioterroristas. "Deve haver uma discussão mais extensa dos riscos e benefícios da pesquisa nessa área", afirmou Hartl.

O H5N1, detectado pela primeira vez em Hong Kong, em 1997, infecta aves em muitos países, em especial na Ásia, mas até agora sua infecção em humanos é rara: desde 2003, apenas cerca de 700 pessoas em todo o mundo contraíram o vírus, que matou metade delas. Trata-se de uma taxa de mortalidade muito maior que a do H1N1, o vírus da gripe suína, causador de uma pandemia em 2009 e 2010. / AP e REUTERS

--------------------------------------------------------------------------------