Título: Galeão e Confins na mira da Queiroz Galvão
Autor: Simão, Edna
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2012, Economia, p. B4

A construtora Queiroz Galvão pretende participar do próximo leilão de aeroportos e já está de olho no Galeão (Rio) e em Confins (Minas).

Membro do conselho de administração do grupo, Ricardo de Queiroz Galvão afirmou que a companhia deve repetir o mesmo consórcio com o qual disputou o último leilão. Ao lado da empresa, estavam o BTG Pactual e a espanhola Ferrovial, que administra o aeroporto de Heathrow, em Londres.

Embora ainda não haja previsão de data para um novo leilão, o mercado espera que Galeão e Confins entrem no próximo pacote. Com a saturação de Guarulhos nos próximos anos, esses outros aeroportos devem ser a alternativa para receber voos internacionais que não terão mais espaço para pousar e decolar na Grande São Paulo. "Estamos aguardando o governo liberar (o leilão)", disse o executivo.

Galvão afirmou que a participação no último leilão, do qual a Queiroz saiu sem levar nenhum ativo, foi uma boa experiência e que estudará a oferta de preços mais competitivos daqui para frente. "Vamos analisar (a realização de preços mais competitivos)", disse o executivo após participar da inauguração da ponte estaiada na cidade universitária da Ilha do Fundão, no Rio. A empresa participa junto com a Petrobrás do projeto de revitalização da área.

Assim como outras grandes construtoras, a Queiroz foi surpreendida pelos altos lances dados pelos grupos vencedores. Na ocasião, o aeroporto de Guarulhos foi arrematado pelo grupo liderado pela Invepar por mais de R$ 16 bilhões, um ágio de 373,51%. Brasília foi arrematado pelo consórcio composto por Engevix e Corporación América por R$ 4,51 bilhões, valor 673,39% superior ao mínimo estipulado pelo governo.

Galvão reconheceu que os preços apresentados no último leilão por concorrentes ficaram além da capacidade prevista pelo consórcio. A única grande construtora que saiu vitoriosa foi a OAS, embora indiretamente. Ela é uma das acionistas da Invepar, que levou Guarulhos.

--------------------------------------------------------------------------------