Título: Líderes são convidados a relembrar Malvinas
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/02/2012, Internacional, p. A8

Veteranos da Guerra das Malvinas enviaram convites a todos presidentes dos países-membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul) para que participem das cerimônias que comandarão em Ushuaia, capital da província de Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina. A cerimônia está marcada para o dia 2 de abril, data do 30.º aniversário do desembarque das tropas do ditador Leopoldo Fortunato Galtieri no arquipélago reivindicado pela Argentina.

O plano é reunir todos os ex-combatentes argentinos para um desfile em Ushuaia, cidade que - para Buenos Aires - é a capital das ilhas Malvinas. Segundo os mapas argentinos, o arquipélago integra a província de Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul. As ilhas em litígio são controladas há 117 anos pela Grã-Bretanha, que as chamam de "Falklands".

Diversos cartazes espalhados pela cidade argentina onde ocorrerá a cerimônia traziam os dizeres "Ushuaia, capital das Malvinas". No porto da cidade, sobre o canal de Beagle, outro cartaz, com os dizeres "Proibido o atracamento de navios ingleses", sublinha o veto à aproximação de naves britânicas.

O governo Cristina Kirchner espera a presença de uma grande parte dos presidentes sul-americanos no dia 2 de abril. Há poucos dias, a presidente declarou que "as Malvinas deixaram de ser uma causa dos argentinos para transformar-se em uma causa da América Latina".

A organização da cerimônia - que será presidida por Cristina - está a cargo do Centro de Ex-combatentes de Ushuaia. A organização dos veteranos está trabalhando em coordenação com o governo provincial e o Ministério do Interior. As gestões para as visitas dos presidentes da região serão coordenadas pela chancelaria argentina.

O arquipélago das Malvinas, descoberto pelos holandeses e posteriormente colonizado por franceses, espanhóis e britânicos, esteve sob controle da Argentina entre 1820 e 1833. A Argentina voltou a controlar temporariamente as ilhas entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982. Neste dia, as Forças Armadas argentinas, cercadas em Stanley, renderam-se às tropas enviadas pela primeira-ministra Margareth Thatcher.

--------------------------------------------------------------------------------