Título: Suboficial morto ia se aposentar, diz filho
Autor: Torres, Ségio
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/02/2012, Vida, p. A14

O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo, de 47 anos, um dos dois mortos no incêndio na base da Marinha do Brasil na Antártida, pretendia começar uma nova vida no ano que vem, quando iria se aposentar. A família afirma que ele há fazia planos para quando o momento chegasse.

"Meu pai completou 30 anos de serviço e ia dar entrada na aposentadoria. Como ainda era jovem, ele estava pensando em desenvolver outra atividade. Ele tinha muito interesse pela Marinha Mercante", disse o aspirante da Polícia Militar Marcos Vinícius Costa Figueiredo, de 25 anos, filhos do suboficial. "Era uma nova etapa de vida, um recomeço. Mas ele sempre foi muito apaixonado pelo que fazia."

Segundo Vinícius, um dos objetivos do pai era morar em Aracaju (SE), juntar-se à esposa e ao seu outro filho, que vivem lá.

O suboficial Figueiredo, que era natural de Vitória da Conquista (BA), atuava como eletricista na Estação Antártica Comandante Ferraz.

Além dele, o sargento da Marinha Roberto Lopes dos Santos, também morreu no incêndio morreu na base brasileira.

A viagem de Figueiredo à Antártida tinha começado em março passado e o retorno estava para o Brasil estava marcado para o próximo mês. "Quando ele falava com a gente, ele sempre brincava que já estava de malas prontas, arrumadas, para voltar para casa", lembra o filho.

Vinicius conta que o pai tinha ficado muito feliz quando recebeu o convite para a viagem.

"Essa viagem era como um prêmio, porque não é qualquer militar que pode ir. Só vão para lá os que são considerados os melhores", lembra.

A família toda está muito abalada com a notícia. "A gente estava preparando para recebê-lo de volta", afirma Vinicius.

De acordo com a família, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo deve ser sepultado em Vitória da Conquista (BA).

Ferido. O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, que sofreu queimaduras pelo corpo no incêndio, também completaria um ano na Estação Antártica Comandante Ferraz. Ele está internado em um hospital em Punta Arenas, no Chile.

A família ficou sabendo do acidente pelos sites de notícias. Segundo sua esposa, Márcia Cristina Souza Medeiros, de 44 anos, ele trabalha na Marinha há cerca de 30 anos e já participou de várias missões.