Título: Chávez mobiliza partidários antes de cirurgia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/02/2012, Internacional, p. A19

Presidente venezuelano desfilaria em carro aberto do Palácio de Miraflores até o Aeroporto de Caracas, de onde partiria para Cuba para operar pélvis

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, despediu-se ontem de seus correligionários e partiu para Cuba, onde passará por uma cirurgia para remover uma lesão de sua região pélvica. O líder bolivariano viajou ontem à noite para Havana. Antes de partir, ele participou de uma carreata com seus simpatizantes do Palácio de Miraflores ao Aeroporto de Caracas.

"Com câncer ou sem câncer, faça chuva ou faça sol, nada nem ninguém impedirá a grande vitória do dia 7 de outubro", disse o presidente. "Mais do que nunca temos a obrigação de viver e vencer para garantir a paz na Venezuela." Ele estava acompanhado de ministros, assessores, militares e da filha Rosinés, que chorava muito. O presidente também se emocionou e conteve as lágrimas com um lenço.

Demonstrando otimismo, Chávez cantou, contou piadas, citou Jesus Cristo e comparou a batalha contra o câncer à luta contra a oposição venezuelana, que o desafiará nas urnas. Em várias cidades da Venezuela, partidários do presidente organizaram vigílias por sua saúde e lhe enviaram mensagens de melhoras. "Sonhei um tempo atrás que Jesus apareceu e me disse: Chávez, levante-se. Não é hora de morrer, é hora de viver", disse o presidente, em referência à história bíblica de Lázaro.

O líder bolivariano também chamou a doença de "esquálida" - termo criado por ele para a oposição - e prometeu derrotá-la. "Se o câncer tiver voltado, eu o declaro "esquálido". Ele será enfrentado sem piedade e derrotado", disse.

Chávez pediu ainda que seus partidários não fiquem tristes com a doença. Segundo ele, sua recaída foi inesperada. "Somos maioria. Esse não era o plano para 2012, mas são os desígnios de Deus e estou pronto para enfrentar qualquer dificuldade", declarou. Sua despedida foi transmitida em cadeia de rádio e TV.

Uma última mensagem de Chávez aos venezuelanos seria transmitida do Palácio de Miraflores, antes que ele partisse para o aeroporto de Caracas. Segundo seu gabinete, estava planejada uma carreata aberta com seus simpatizantes.

Disputa. Em meio às críticas da oposição, que pede a transferência temporária do poder para o vice-presidente Elías Jaua, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, negou ontem que haja um "vácuo de poder" no país. Querem desestabilizar o país para criar um vácuo de poder", afirmou Cabello. "Querem isolar o povo, por isso temos de estar unidos. O nível de consciência do povo chavista é elevadíssimo." Cabello é cotado como um dos possíveis sucessores de Chávez / AP e REUTERS

--------------------------------------------------------------------------------