Título: Kassab estuda jurômetro da Fiesp na Avenida Paulista
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/02/2012, Economia, p. B4

Comissão da Prefeitura tira projeto da pauta e não tem prazo para definição

A gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) criou uma comissão para estudar a liberação de um "jurômetro" no prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista. O pedido foi feito pela federação no fim de novembro, mas acabou retirado de pauta na última análise feita pelo governo municipal sobre as exceções da Lei Cidade Limpa.

O modelo do "jurômetro" vai funcionar como o impostômetro instalado há três anos na sede da Associação Comercial de São Paulo, no centro, segundo a Fiesp. O pedido da entidade à Prefeitura foi feito no final de novembro, assim que o site do "jurômetro" entrou no ar (www.jurometro.com.br). Na última reunião da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), na qual foi autorizada a exploração publicitária dos bicicletários das ciclofaixas, o pedido da Fiesp foi retirado de pauta.

"Criamos uma comissão para estudar a nova tecnologia da publicidade em telas de LED e o pedido da Fiesp entra nisso. Quando é uma informação de interesse público, como no caso do "jurômetro", normalmente existe uma liberação temporária", disse Regina Monteiro, presidente da CPPU. Sobre a tela do impostômetro que já existe na Associação Comercial, da qual Kassab é vice-presidente, Monteiro diz já ter pedido modificações.

"O painel da Associação está sub judice. A autorização era para um painel fixo, mas foram colocados o nome da entidade e do jornal Diário do Comércio. Já foram pedidas as modificações", justificou a arquiteta. Não existe ainda previsão para a analise final do pedido da Fiesp, de acordo com a CPPU.

Nos últimos cinco anos, desde o início da Lei Cidade Limpa, nenhum letreiro ou luminoso foi mantido ou autorizado pela Prefeitura na Avenida Paulista. Ícones da via como o logo do Maksoud Plaza e do Itaú no Conjunto Nacional foram retirados após longa batalha com a Prefeitura. O "jurômetro", se for liberado, seria a primeira autorização desse tipo desde janeiro de 2007.

A Fiesp diz aguardar a decisão da Prefeitura e afirma ter feito o pedido "de acordo com todas as normas estabelecidas pela Lei Cidade Limpa". Ontem o "jurômetro" apontava a marca de R$ 35 bilhões em juros pagos neste ano.

O site também mostra o que poderia ser feito com o pagamento dos juros - casas, rodovias e hospitais são algumas das conversões apontadas no endereço. A Fiesp também quer instalar um painel em frente ao prédio do Banco Central em Brasília.