Título: Crise no BB ameaça cargo de mais 1 vice
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2012, Nacional, p. A10

Ricardo Oliveira, o Ricardo Gordo, tem demissão ordenada por Dilma por causa do vazamento de informações sobre Allan Toledo

O vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, Ricardo Oliveira – apelidado Ricardo Gordo – deverá ser o primeiro dirigente da instituição financeira a ser afastado neste ano em consequência das brigas internas pelo controle do BB e do fundo de pensão Previ. No ano passado, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, demitiu o também vice-presidente Allan Toledo, que estaria tramando a derrubada do presidente do BB, Aldemir Bendine.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff mandou o ministro Guido Mantega (Fazenda) afastar Oliveira por causa da disputa de poder envolvendo dirigentes do Banco do Brasil e da Previ. No cerne da crise, o vazamento de informações sigilosas sobre movimentações bancarias de Toledo.

Oliveira não quis se manifestar a respeito da noticia de que deixará o posto.

Em relação às situações de Bendine e do presidente da Previ, Ricardo Flores, a informação do governo é de que Dilma considerou “razoável” o comportamento deles ontem, um dia depois de tê-los enquadrado na “lei do silencio”. Na terça-feira, a presidente disse a Mantega que pusesse fim às brigas, sob pena de demitir os dois dirigentes.

Articulações. Bendine e Flores se desentenderam há cerca de um ano, durante a substituição do executivo Roger Agnelli na presidência da Vale. Influente dentro do governo, Ricardo Oliveira apresentou na ocasião duas sugestões de nomes para assumir o posto: Rossano Maranhão, ex-presidente do BB, e Aldemir Bendine. Mantega, no entanto, preferiu Murilo Ferreira.

A escolha do ministro recebeu apoio de Flores, da Previ. Benedito sentiu-se traído e, desde então, as rusgas entre os dois executivos vêm deixando o ambiente na cúpula do BB tenso.

Ricardo Oliveira é tido como um forte articulador político. Ele tem acesso ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), do mesmo modo que Bendine. Sua atuação de bastidores também é muito notada. Ele teria dos dois últimos presidente do BB, Lima Neto e Benedine, funcionário de carreira do banco, assim como a do próprio Ricardo Flores para a Previ.

Há até um roteiro já apronto para o afastamento de Ricardo Oliveira, caso Dilma não dê uma ordem em contrário. Caberá a Nelson Barbosa, que é o presidente do Conselho de Administração do BB, propor em uma reunião do colegiado que Oliveira seja afastado. Seria exatamente o mesmo script do que ocorreu quando Allan Toledo foi demitido, no final do ano passado.

Lamento. O senador Delcidio Amaral (PT-MS) encontrou-se ontem com Mantega. Disse que ouviu do ministro da fazenda uma frase que pontuava a decepção dele com o que vem ocorrendo do BB e na Previ.

“Se pelo menos essa confusão toda estivesse ocorrendo por má gestão, mas não é o que acontece. Tanto o BB quanto a Previ nunca estiveram tão bem”, disse Mantega, segundo relato do senador petista. “O problema é uma disputa interna entre eles que não dá nem para entender.”