Título: Russomanno encontra Temer e já fala em aliança com Chalita
Autor: Samarco, Christiane ; Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/03/2012, Nacional, p. A4

Um dia após nomeação de Crivella, do PRB, para ministério, vice de Dilma conversa com partido sobre eleição paulistana

Um dia após a nomeação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para a Secretaria da Pesca, gesto do Planalto que tenta distensionar o clima entre os evangélicos e o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), reuniu-se com o pré-candidato do PRB, Celso Russomanno, e com a cúpula desse partido para tratar da eleição paulistana.

Em Brasília, Temer deu uma entrevista para o programa de TV de Russomanno e depois almoçou com o candidato, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e o deputado federal Antonio Bulhões (PRB). Após os encontros, Russomanno ensaiou um discurso de composição com o pré-candidato do PMDB, deputado Gabriel Chalita.

"A gente está conversando a respeito de São Paulo. São conversas muito boas e temos pretensão de estar juntos", afirmou Russomanno. "Eu e o Chalita comungamos de muitos pontos em comum. Nós somos uma oxigenação política."

Apesar de manter sua candidatura, Russomanno abriu espaço para eventualmente ocupar a vice na chapa peemedebista. "Não tenho pretensão de ser cabeça de chapa ou não. Tenho a humildade de saber compor. Isso é o importante se a gente quer construir um novo grupo pra romper a polarização entre PT e PSDB".

Pesquisas. Um integrante do PRB disse que ele estaria disposto a ceder, se pesquisas apontarem crescimento de Chalita nos próximos meses. "A gente tem que acompanhar o processo até perto das convenções, que vão acontecer no mês de junho. Vamos ver como vão estar as pesquisas", afirmou Russomanno.

O pré-candidato aparece como líder nas pesquisas eleitorais nos cenários sem a inclusão do ex-governador José Serra (PSDB). Se PRB e PMDB se coligassem, Chalita teria cerca de 10% a mais de exposição na TV.

Em entrevista publicada ontem pelo Estado, o secretário-geral do PRB no Estado e um dos coordenadores da pré-campanha de Russomanno, deputado estadual Gilmaci Santos, afirmou que o partido não apoiará Haddad "sob nenhuma hipótese" e que a presidente Dilma Rousseff foi avisada de que a nomeação de Crivella não mudaria esse cenário.

As conversas visando uma possível aliança entre PRB e PMDB vêm se intensificando. Na semana passada, Russomanno e Temer já haviam se reunido no escritório político do vice-presidente em São Paulo. "Minha relação com o Michel é de muitos anos. Não se esqueça que eu fui coordenador de duas eleições dele pra presidência da Câmara", desconversou o pré-candidato.

Há pouco mais de um mês, Temer recebeu Marcos Pereira e ambos trataram do cenário eleitoral na capital. Hoje, Russomanno tem encontro marcado em São Paulo com Chalita.