Título: Efeito no crescimento preocupa economistas
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2012, Economia, p. B4

Alguns economistas avaliam que o sobreaquecimento dos serviços no Brasil pode prejudicar o crescimento no longo prazo. O fenômeno pode ser causado em parte por uma mudança de composição do Produto Interno Bruto (PIB) ditada pelo papel da China na economia global, pelo encarecimento prematuro da economia nacional e por falhas de competitividade do País em áreas como infraestrutura e educação.

Assim, o avanço dos serviços se daria em detrimento da indústria, crescentemente sufocada pelos altos custos do Brasil. Estes, por sua vez, estão em parte vinculados ao câmbio valorizado em decorrência do supercompetitivo setor de commodities, puxado pela demanda chinesa. Na outra ponta, a China inunda os mercados globais de manufaturados baratos, prejudicando a indústria brasileira.

O maior problema, como nota o economista Fernando Rocha, sócio da gestora de recursos JGP, é que "esse movimento gera perda de produto potencial, porque realoca recursos para os serviços, tradicionalmente menos produtivos que a indústria".

Em recente trabalho, a economista Monica Baumgartem de Bolle verificou que, desde 2005, a alta do salário real nos serviços atingiu 41%, ante 15,8% de ganho de produtividade. Esse descompasso atinge a indústria, para a qual os serviços - cujos preços seguem a evolução dos salários - espelham boa parte dos custos.

"Os serviços estão com uma inflação perto de dois dígitos, têm mão de obra pouco qualificada em média, e com produtividade que cresce muito abaixo dos salários", resume Monica. / F.D.