Título: Tratamento de Lula contra pneumonia levará 14 dias
Autor: Cardoso, Daiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2012, Nacional, p. A7

O oncologista Artur Katz, que integra a equipe médica que cuida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou ontem à tarde que o tratamento contra a pneumonia diagnosticada no domingo deve durar até duas semanas. Enquanto estiver internado no Hospital Sírio-Libanês, Lula não poderá receber visitas.

"Normalmente, são de 10 a 14 dias de antibióticos, mas não obrigatoriamente esse período (de tratamento) se dará no hospital. Consolidada a melhora, ele pode tomar os antibióticos em casa", disse Katz. O oncologista explicou que o objetivo de restringir visitas no hospital é evitar que o ex-presidente faça esforço para falar, o que causa desconforto na laringe. Ontem de manhã, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) esteve no hospital, mas não pôde se encontrar com Lula e foi recebido pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Segundo o médico, a pneumonia é uma reação considerada natural ao tratamento que provocou a redução da imunidade de Lula, além de perda de peso e de seu ânimo geral. Os efeitos da químio e da radioterapia podem durar de três a quatro semanas após o término das sessões e a melhora ocorre gradualmente.

Lula realizou ontem exames complementares para diagnosticar o agente causador da pneumonia. A equipe médica tem dúvidas se a doença foi causada por bactéria, vírus ou fungo.

Alta. Ontem, em entrevista à rádio Estadão ESPN, o infectologista David Uip explicou que eventuais infecções fazem parte do quadro evolutivo de pacientes que foram submetidos a rádio e quimioterapia. Ele disse que o quadro infeccioso foi diagnosticado no início e que o ex-presidente está "muito bem." "Estamos realizando exames rotineiros para acompanhar a evolução do quadro clínico", afirmou. Ele disse, no entanto, que não há previsão de alta. "O dia a dia vai nos mostrar o melhor momento que o presidente poderá ter alta do hospital."

Uip afirmou que, segundo os oncologistas da equipe, o tratamento do tumor na laringe foi encerrado. "Agora, estamos lidando com a recuperação do processo inflamatório e do processo infeccioso pulmonar inicial." / COLABOROU GUSTAVO URIBE