Título: Serra chama o PSB de futuro aliado
Autor: Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2012, Nacional, p. A8

Na Câmara, tucano tentou atrair base de Kassab

O ex-governador José Serra (PSDB) conseguiu atrair vereadores do PSB, do PPS e do PV para um ato organizado por seu partido na Câmara Municipal para defender sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. As três legendas integram a base aliada do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e já foram sondadas pelos tucanos para formar uma aliança eleitoral, mas ainda não deram a palavra final.

Durante o ato, o ex-governador agradeceu a presença dos vereadores de "partidos amigos" e os chamou de "futuros aliados, se Deus quiser". Ele foi recebido na sala da presidência da Câmara, ocupada por José Police Neto (PSD), um dos principais aliados de Kassab.

Estavam presentes dois dos três parlamentares do PSB, partido cujo apoio tem sido disputado tanto pelo PSDB quanto pelo PT. O vereador Eliseu Gabriel, líder do PSB, apenas observou o evento, mas Juscelino Gadelha, ex-PSDB, foi até o ex-governador para cumprimentá-lo.

"É apenas uma presença institucional", disse Gadelha. "Se o Lula, a Dilma ou o Maluf viessem, teria feito o mesmo."

Vereadores do PV e do PPS também estiveram na sala, apesar de os dois partidos defenderem candidaturas próprias.

Apenas um dos oito vereadores da bancada tucana não apoia Serra na prévia do PSDB. Aurélio Nomura é ligado a Jose Aníbal, que está na disputa interna. O outro pré-candidato do PSDB é o deputado Ricardo Tripoli.

Debates. Desde que aceitou concorrer à Prefeitura, o time de Serra já realizou encontros com deputados federais, estaduais e vereadores tucanos, mas praticamente descarta a realização de debates com a participação dos outros dois pré-candidatos e militantes da legenda.

Serra disse ontem que não está "agindo nem "desagindo"" pela realização dos encontros e repete o discurso de que fará "o que a executiva municipal determinar". Os dirigentes tucanos, no entanto, não fizeram nenhum movimento para organizar um novo debate e a equipe do ex-governador já lotou sua agenda com visitas aos diretórios do partido na capital.