Título: Até a base aliada vê crescimento abaixo das expectativas
Autor: Veríssimo, Renata ; Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2012, Economia, p. B5

Oposição diz que o "País está andando para trás"; CNI afirma que dado de expansão é "alarmante" e Força critica "pibinho"

Nem mesmo os integrantes da base aliada do governo no Congresso conseguiram esconder que o resultado da economia brasileira em 2011 ficou abaixo das expectativas iniciais. "Diante do cenário internacional, com a diminuição do comércio exterior, foi natural que chegássemos a um resultado como esse", afirmou o senador Humberto Costa (PE), que foi líder do PT no Senado no primeiro ano do governo Dilma Rousseff.

O presidente do PMDB, Valdir Raupp (PMDB-RO), foi mais taxativo: "O País está travado". Na opinião do senador, se o País tivesse uma infraestrutura mais forte e adequada, a economia poderia ter crescido mais do que os 2,7% registrados. Para Raupp, as medidas tomadas pelo governo em 2011 para evitar uma desaceleração mais forte da economia demoraram a sair do papel. "Foram insuficientes", completou o senador Blairo Maggi (PR-MT).

A oposição criticou duramente o resultado econômico. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disse que o governo não é sincero quando anuncia suas metas de crescimento. "O discurso é sempre ufanista, sempre fora da realidade, apostando na falta de memória do País", afirmou o senador. Na avaliação dele, as medidas tomadas pelo governo foram "acessórias": "O governo adota medidas acessórias e não essenciais, como as reformas."

"Pibinho" e alarmante. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) definiu como "alarmante" o resultado do PIB. Para a entidade, a indústria de transformação está estagnada, com um crescimento de apenas 0,1% em 2011, e iniciando 2012 "com um carregamento negativo de 3,3%", deslocada do resto da economia.

Para a Força Sindical, o crescimento de 2,7% é "pífio", "resultado da equivocada política econômica do governo". Em nota, a Força classifica o resultado como "pibinho" / COLABORARAM AYR ALISKI e ROSANA DE CASSIA