Título: Apagão paralisa mercado de dólar
Autor: Dantas, Iuri
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2012, Economia, p. B6

Registros ficaram fora do ar por quase 2 horas

A falta de luz na tarde de ontem em parte do centro de Brasília atrapalhou os negócios do mercado financeiro. Sem energia por mais de três horas, alguns sistemas eletrônicos do Banco Central ficaram fora do ar por quase duas horas, a ponto de o mercado de câmbio não conseguir registrar os negócios.

Enquanto servidores públicos ainda almoçavam, pouco depois das 13 horas, a energia elétrica caiu no Setor Bancário Sul. No prédio mais alto da região, o do Banco Central, um gerador a diesel passou a funcionar para manter ligada parte da iluminação e das tomadas. Computadores permaneceram funcionando e parte das lâmpadas seguiu acesa.

Mas depois de mais de duas horas com a energia emergencial e sem expectativa de volta da eletricidade, técnicos do BC começaram a migrar alguns sistemas de informação da casa, como o usado para registro de operações de câmbio. A migração transferiu informações para outro centro de processamento de dados (CPD) - com energia elétrica - com o objetivo de garantir a integridade dos dados.

Durante a migração, sistemas eletrônicos ficaram fora do ar e as mesas de câmbio não conseguiam registrar nenhuma transação. Os negócios eram realizados, mas a operação não era oficialmente cadastrada no BC. Alguns sistemas ficaram inacessíveis por 45 minutos. Outros chegaram a ficar quase duas horas fora do ar.

"O Banco Central avalia, mas garante que não haverá qualquer prejuízo para fins de registro de operações", informou a assessoria de imprensa da instituição durante o blackout elétrico e tecnológico.