Título: Vou levar a visão dos trabalhadores para o Conselho da Petrobrás
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2012, Economia, p. B9

O líder sindical Sílvio Sinedino foi eleito ontem o primeiro representante dos empregados da Petrobrás no Conselho de Administração da companhia. Ele vai inaugurar a décima cadeira do órgão, ampliado recentemente em resposta à Lei Federal de 2010 nº. 12.353, que determina a representação de empregados nos conselhos de estatais. Com 53% dos 13 mil votos válidos, o engenheiro eletricista é analista de sistemas, atua hoje na Gerência de Tecnologia Geofísica da área de Exploração e Produção. Defende que a Petrobrás não deve ser uma empresa apenas voltada a gerar lucro; deve usar riquezas como o pré-sal para compensar dívidas sociais de forma responsável. A seguir, trechos da entrevista:

Qual será o seu foco no cargo?

Vou levar a visão dos trabalhadores para o conselho de administração da Petrobrás. Uma visão independente. Este é o mote.

Isso significa lutar para participar das discussões sobre salários, por exemplo?

A não participação de empregados nesses assuntos (em que haja potencial conflito de interesses) é uma determinação da lei. Vamos nos organizar por essa mudança, mas este é um trabalho externo ao conselho de administração.

E que visão dos empregados será levada?

A Petrobrás não é uma empresa só para gerar lucro. Não foi criada em gabinete, por meia dúzia de pessoas. Foi criada pela sociedade. Portanto, tem responsabilidades em relação ao desenvolvimento social. Deve atuar como indutora do desenvolvimento nacional. O pré-sal, por exemplo, se bem explorado, pode ser usado para responder a essa dívida social.

Sua gestão será de oposição ao governo?

Oposição, não. Independência. Possivelmente concordaremos com o governo em muitos pontos, desde que adequados à visão dos empregados. Não vou atuar sozinho. Vamos montar um fórum de aconselhamento. O órgão ainda precisa ser estruturado, mas possivelmente envolverá sindicatos.