Título: Nova versão do iPad deve impulsionar consumo de vídeos
Autor: Miranda, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2012, Negócios, p. B16

Para especialistas, novo modelo que a Apple vai revelar hoje deve ter velocidade 10 vezes maior que a do iPad atual

A Apple aposta que um novo iPad equipado com tecnologia 4G vai incitar mais consumidores americanos a pagarem um tanto a mais para assistirem a vídeos de alta qualidade em qualquer lugar, ajudando, em troca, com um salto na receita da Verizon Wireless e da AT&T.

VEJA TAMBÉM

Com câmeras cada vez mais potentes, smartphones conquistam viajantes Novo iPad: o que esperar?

-------------------------------------------------------------------------------- + ampliar DivulgaçãoFãs da Apple têm sido relutante em desembolsar mais dinheiro até mesmo por iPads com conexões 3GAté agora, a legião de fãs da Apple tem sido relutante em desembolsar mais dinheiro até mesmo por iPads com conexões 3G. O modelo apenas com internet sem fio (wi-fi), mais barato mas também com acesso à web mais limitado, é, de longe, o dispositivo mais vendido.

O mais recente iPad será capaz de operar a tecnologia LTE (Long-Term Evolution) de internet móvel ultrarrápida de quarta geração (4G), segundo uma fonte familiar com o produto. Com velocidades cerca de 10 vezes maiores do que a atual tecnologia 3G, isso pode representar um grande salto na qualidade de transmissão de vídeos.

Um dispositivo tão potente deve ajudar a impulsionar o mercado de telecomunicações se consumidores seguirem o movimento e se dispuserem a pagar mais, de acordo com analistas.

A base de usuários global de computadores tablet alcançou 67 milhões em 2011, segundo a empresa de pesquisas Strategy Analytics. "Isso vai aumentar dramaticamente o consumo de vídeo", disse John Hodulik, analista do UBS. "Este é o dispositivo que as pessoas querem. Eles querem a velocidade mais rápida. Eles querem alta resolução." Apple, AT&T e Verizon não comentaram o assunto.

A Apple está se preparando para revelar hoje o novo modelo do iPad, uma versão mais rápida e mais bem equipada a fim de lidar com a crescente concorrência de rivais como Samsung Electronics e Amazon.com.

O novo iPad será crucial para a Apple se ela quiser continuar a dominar o mercado global de tablets, disse o analista Phil Harpur, da Frost & Sullivan. / REUTERS