Título: Instituição nega artifício e atribui sucesso a comissão
Autor: Pompeu, Sérgio ; Lordelo, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2012, Vida, p. A22

A vice-reitora da Unip, Marília Ancona Lopez, negou que a universidade tenha deixado alunos sem nota para evitar que prestassem o Enade. "Todo mundo que completou o curso fez o exame."

Ela disse que houve "dois ou três" casos de estudantes cujas notas foram atribuídas com atraso. "Foi um número muito pequeno e nós informamos ao MEC os motivos", disse. "Às vezes acontece de o professor demorar a dar a nota porque o aluno entregou algum trabalho com atraso."

Marília atribuiu o desempenho muito acima da média nacional a um esforço iniciado em fins da década passada: a Unip passou a tratar o Enade como prioridade e criou uma comissão para acompanhar a qualidade dos cursos.

Ela disse que a comissão adotou providências como analisar a fundo as diretrizes do Enade. "Preparamos quase cem volumes de material de preparação para o exame." Outras medidas foram investir na qualificação dos professores e sensibilizar alunos. "Fizemos palestras motivacionais e demos prêmios, como bolsas em cursos de pós a distância da Unip e iPods."

Marília disse que a Unip ainda não recebeu o ofício do MEC pedindo explicações sobre denúncias de fraude. "Temos dados para mostrar que não há irregularidades. A Unip é muito grande, é visada. Então sempre tomamos cuidado para fazer tudo certo."