Título: Governo adia de novo, edital do trem-bala
Autor: Cucolo, Eduardo ; Froufer, Célia
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2012, Economia, p. B10

O leilão do trem-bala que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro corre o risco de acontecer somente em 2013. O governo resolveu adiar, por mais três meses, a publicação do edital de licitação do maior projeto previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Senado ainda acabou colocando mais um empecilho para que o leilão aconteça este ano.

o início da noite de ontem, os senadores rejeitaram a recondução de Bernardo Figueiredo ao cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) , órgão responsável pelo projeto do trem de alta velocidade.

Apesar de ter jogado para junho a publicação do edital, os coordenadores do PAC ainda acreditam que o leilão pode acontecer até o fim de novembro. Essa avaliação, entretanto, foi feita antes da decisão do Senado sobre o futuro de Bernardo Figueiredo na ANTT.

Pela manhã, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que a mudança na data de publicação do edital foi tomada por precaução. "Preferimos o que pode parecer uma perda de tempo agora para não termos problemas no futuro", afirmou.

Com investimento previsto de R$ 33,2 bilhões, o projeto do trem de alta velocidade foi lançado ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um dos grandes trunfos do País para acolher a Copa do Mundo de 2014. Mas com o fiasco das primeiras tentativas de leilão, o prazo para que o trem-bala brasileiro entre em funcionamento já foi jogado para 2019.

A decisão dos senadores é um duro golpe no projeto, já que Figueiredo comandava pessoalmente a maior parte das negociações com os consórcios privados interessados no trem de alta velocidade.

Rodovias. Os leilões das rodovias federais programados para julho também foram adiados. O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou alterações nos projetos e por isso a BR-116 só deve ser licitada em novembro. Já a licitação da BR-040 ficará para janeiro do próximo ano. E.R., C.F. e E.C.