Título: Governo vai acelerar redução da fatia de títulos vinculada à Selic
Autor: Veríssimo, Renata ; Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2012, Economia, p. B4

Com a queda mais rápida dos juros pelo Banco Central (BC), o governo vai acelerar ainda mais em 2012 a redução dos títulos públicos com rentabilidade vinculada à taxa Selic no estoque da dívida pública federal. No cenário mais otimista traçado pelo Tesouro Nacional, a fatia desses papéis poderá fechar o ano em 22% do total da dívida, o que representará uma queda de aproximadamente R$ 150 bilhões.

Se confirmado, será o maior movimento já feito pelo Tesouro para acabar com as LFTs (os papéis corrigidos pela Selic), considerados uma "anomalia" em um País que convive há décadas com taxas de juros elevadas.

As LFTs são um papel ruim para a gestão da dívida porque trazem riscos de financiamento em caso de aumento dos juros. Até 2015, vencem 74% desses títulos e o período é visto como uma importante "janela de oportunidade" para reduzir o estoque para 10%, considerado saudável.

Ao anunciar ontem a estratégia de gestão da dívida para 2012 no Plano Anual de Financiamento, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, disse que as condições econômicas do Brasil neste momento são favoráveis para avanços mais significativos no processo de redução das LFTs e que o governo vai aproveitá-las. Ele assegurou, no entanto, que nada será feito "forçando" o mercado ou com custo maior para os cofres do governo. / A.F., R.V. e C.F.