Título: PSOL escolhe Marcelo Yuka, de O Rappa, para vice no Rio
Autor: Frazão, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2012, Nacional, p. A7

Doze anos depois de ficar paraplégico após um assalto, músico vai formar chapa com o deputado Marcelo Freixo

Pré-candidato do PSOL à prefeitura do Rio, o deputado estadual Marcelo Freixo escolheu o músico Marcelo Yuka, do mesmo partido, como companheiro de chapa. A pré-candidatura de Yuka a vice-prefeito deverá ser aprovada pelo PSOL até o fim do mês.

Há doze anos, Yuka, na época baterista da banda O Rappa, foi baleado durante um assalto na Tijuca zona norte do Rio, onde mora, e ficou paraplégico. Em 2009, no mesmo bairro, foi atacado por assaltantes que tentaram roubar seu carro.

Freixo descarta alianças no primeiro turno e pretende fazer campanha com participação da sociedade civil, aproximando-se de rádios comunitárias e movimentos sociais. "O Yuka representa muito bem tudo isso", afirmou ontem o deputado sobre o colega de chapa. "As alianças só pensam em tempo de TV."

Freixo tornou-se conhecido por presidir, em 2008, a CPI das Milícias da Assembleia do Rio, que indiciou mais de 200 pessoas entre policiais e políticos. A partir de então, passou a sofrer ameaças de morte - a ponto de, no final do ano passado, ter deixado o País por algum tempo.

Rivais. Além de Freixo e Yuka, está fechada a chapa entre Rodrigo Maia (DEM)candidato a prefeito e Clarissa Garotinho (PR) para vice. Eles são filhos de dois experientes políticos fluminenses, o ex-prefeito Cesar Maia e o ex-governador Anthony Garotinho - que, após uma década de confronto político acertaram uma aliança eleitoral.

Outro pré-candidato nas eleições cariocas é o deputado tucano Otávio Leite, que ainda não definiu seu vice. O prefeito Eduardo Paes (PMDB), favorito nas pesquisas, tentará a reeleição tendo como vice o vereador Adilson Pires (PT).

--------------------------------------------------------------------------------