Título: ANP tem tudo pronto para 11ª rodada de licitações
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2012, Economia, p. B12

Diretora da agência nega, no entanto, que assunto tenha sido discutido com Dilma

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está com tudo pronto para a realização da 11.ª rodada de licitações de blocos exploratórios, mas ainda aguarda posição do governo sobre datas.

Em sua primeira entrevista no cargo, a nova diretora-geral da agência, Magda Chambriard, disse que o assunto não foi tocado no encontro que teve com a presidente Dilma Rousseff na quinta-feira passada. Na ocasião, ela recebeu o convite para assumir a direção-geral do órgão regulador.

Magda preferiu não responder sobre a possibilidade de licitação ainda neste ano. O tema é visto com ansiedade por parte do setor já que, sem novas rodadas, as áreas exploratórias podem se esgotar no fim de 2015.

A direção da Petrobrás, com vultosos investimentos pela frente e participação na maioria dos blocos em atividade, já manifestou não estar preocupada com a realização do leilão ainda este ano, ao contrário de concorrentes.

A diretora da ANP, no entanto, defendeu a necessidade de se fomentar a melhor distribuição de investimentos do setor para além da área do pré-sal. Ela disse estar entusiasmada com o potencial de gás em terra no Brasil e disse que, em breve, será necessário pensar numa rodada para essa área. "O potencial parece ser muito grande."

Magda cita como exemplos de áreas com alto potencial as bacias do Paraná e do Mato Grosso. A agência tem feito estudos geoquímicos para identificar indícios de gás em terra.. Foi sob seu comando na agência que a ANP identificou os blocos de Franco e Libra, depois licitados e hoje dois dos maiores do País.

Mudanças. De perfil técnico, a engenheira civil com pós-graduações na área de petróleo - que fez carreira na Petrobrás onde entrou como estagiária em 1980 - assumiu o cargo anunciando mudanças de gestão na ANP.

O primeiro passo foi pedir um mapeamento de processos, e estão previstas trocas em parte das 16 superintendências do órgão. No mesmo estilo de resultados defendido por Dilma e por Maria das Graças Foster na Petrobrás, avisou: "Essa coisa de funcionário público que gosta de entrar tarde e sair cedo vocês não vão ver mais".

A engenheira substituiu na diretoria-geral Haroldo Lima (PCdoB), que deixou o cargo vago em dezembro. A vaga foi ocupada interinamente por Florival Peixoto, escolhido por uma regra interna de rodízio. Foi Lima quem a indicou para a diretoria em 2008, numa nomeação que contou com a simpatia do PT e do PCdoB.

Magda está pleiteando um novo concurso público para aumentar o quadro da agência em 152 vagas, pelo menos metade delas para fiscalização direta. O núcleo de segurança operacional tem dez fiscais. O objetivo é adotar uma fiscalização inteligente, afirmou. "Não quero um fiscal por posto", disse.

Sua expectativa é que o concurso saia ainda este ano.