Título: Base do prefeito vira trunfo para Serra alinhavar alianças
Autor: Duailibi, Julia
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2012, Nacional, p. A8

Arco de partidos que sustenta a gestão Kassab em São Paulo é a meta da pré-candidatura tucana em termos de coligações

A boa relação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) com sua base aliada em São Paulo será um atalho para a construção de alianças em torno da candidatura de José Serra (PSDB) no município. Kassab disse aos tucanos que vai trabalhar para levar o maior número de siglas que apoiam seu governo na Câmara Municipal para a chapa do ex-governador, o que pode facilitar as negociações com o PV, o PPS e o PSB.

O prefeito tem como trunfo o apoio tanto de partidos historicamente alinhados aos tucanos - o DEM e o PPS - quanto de siglas que integram o governo da presidente Dilma Rousseff - como o PSB e o PP. Na Câmara, Kassab só enfrenta resistência do PT, do PR e de parte do PTB.

O esforço de Kassab soma-se ao poder do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem oferecido espaço a legendas amigas em seu secretariado.

A influência do prefeito sobre sua base rendeu sinais públicos de apoio a Serra por parte dos líderes municipais desses partidos. Vereadores do PV, do PPS, do PSB e do PP estiveram em um ato de apoio ao ex-governador na Câmara. Com os trabalhistas, Kassab tem como arma seu bom trânsito com o presidente do partido, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que frequenta o gabinete do prefeito.

Secretariado. Kassab também amarrou o PV a seus movimentos graças à relação com seu secretário de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, filiado à sigla. Ele é um quadros mais elogiados pelo prefeito e o único nome fora do PSD que Kassab cogita oferecer como vice para Serra.

Até o PC do B entrou na órbita de Kassab, que ofereceu à sigla uma secretaria especial da Copa de 2014, no ano passado.

Nas negociações por apoio dos partidos amigos, os tucanos esperam que Kassab distribua os cargos que devem ser abertos até o fim do mês com a saída de cinco secretários que serão indicados para o posto de vice: além de Eduardo Jorge, a vice-prefeita Alda Marco Antônio (Assistência Social), Alexandre Schneider (Educação), Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano) e Marcelo Branco (Transportes).

Somados, os partidos da base de Kassab representam um tempo de propaganda eleitoral de 7min39s. Sozinho, o PSDB teria cerca de 3min. Em 2008, quando Alckmin se candidatou à Prefeitura, sua coligação teve 4min27s a cada programa de TV, contra 6min40 de Marta Suplicy (PT) e 8min44s de Kassab.

Parte das legendas aliadas de Kassab, no entanto, estudam lançar candidaturas próprias, como o PPS e o PDT. Outras, como PSB e PCdoB, ainda negociam com PT e o PMDB.